Sejam Bem-Vindos!!!

“O Clube do Eletrotécnico" é um site de caráter educacional, profissional e pessoal dedicado à Família dos Eletrotécnicos! Apresenta a maior diversidade brasileira de assuntos na àrea técnica com o objetivo de ajudar estudantes, profissionais e amantes da eletricidade. Com a intenção de disponibilizar materiais para execução de trabalhos estudantis, profissionais e pesquisas pessoais na àrea da eletricidade em geral , sobretudo nos “conduz” através do mundo fascinante da eletricidade e da física. E se quiser aprender e compreender a eletricidade faça um curso de eletrotécnica oferecidos pelos CEFET`S (Centro Federal de Educação Tecnológica), as atingas Escolas Técnicas. Aqui em Alagoas o curso técnico de eletrotécnica só é oferecido pelo CEFET-AL da cidade de Maceió, onde é necessária uma inscrição através do site do cefet para participar do processo seletivo. Tendo também curso de Tecnólogo de Produção Elétrica na cidade de Palmeira dos Indios a 135Km de Maceió, que proporciona aos moradores da região oportnidade de formação técnica sem o deslocamento para Maceió.


http://www.cefet-al.br/

Regulador Automático de Tensão (RAT)

Regulador Automático de Tensão GRAMEYER GRT7 TH4 R2





Regulador Automático de Tensão (RAT)

O regulador automático de tensão Grameyer para gerador, é um equipamento compacto de alta cofiabilidade e de baixo custo, utilizado para excitação de geradores brushless (sem escovas) que são acoplados a motores diesel formando um Grupo Motor Gerador (GMG), ou podendo ser acoplado a qualquer outra fonte de energia mecânica circular, ele é totalmente estático por não possuir componentes mecânicos para escovamento e encapsulado em resina epóxi resitente à maresia, também com a condição de trabalhar em vibrações de até 50mm/s. Com o ajuste de tensão interno via trimpot e com a opção de ajuste externo com a instalação de um potenciômetro de 5kilo-ohms com 3 kilo-watt de potência, o potenciômetro é conectado aos terminais 6 e 7 do RAT de preferência através de cabo blindado e quando não for utilizado o controle externo é feito um jump nos pinos citados, em alguns modelo esse jump não é realizado nos próprios terminais e sim através de jump vindo no próprio RAT.



Entrada Analógica

Utilizada para alterar a tensão de saída do gerador através da alteração de tensão na entrada analógica, que pode ser de 0Vcc à 10Vcc ou de -9Vcc à +9Vcc quando alterada a tensão na entrada analógico o nível de tensão de excitação também é alterado nos terminais F+ e F- do regulador de tensão, consequentemente alterando a tensão nos terminais de saída do gerador. Esse recurso é utilizado em GMG`s que fazem sincronismo com outro GMG para trabalho em paralelo ou com a rede para a realização de tranferência em rampa ou até mesmo para trabalho em paralelo, onde no Brasil esse tipo de operação só ocorre em usinas que vendem energia para as concessionárias e que é comum nos países europeus durante o horário de ponta dos consumidores. 




Corrente Máxima de consumo de 10mA;



 controlada através de contatos secos.Operação Paralela: as opções para TC’s de operação paralela são de 1A e 5ACSA, UL e VDE (normas deEMI).

Entrada Digital:



* Certificado nos orgão

O controle é baseado na IEEE St1, aplicado emsistemas onde o retificador é alimentado à partir da saídado gerador (Type-ST - Static Excitation Systems), seja diretamente por bobinas auxiliares ou por transformador.

Proteção U/F

A proteção atua somente quando há uma redução na rotação do gerador. A excitação é reduzida, diminuindo a tensão de saída.







Grameyer Equipamentos Eletrônicos LtdaR. Mal. Castelo Branco, 2477 - Schroeder - SC / Brasil - CEP 89275 - 000

Tel: (47) 3374 6300 - Fax: (47) 3374 6363

www.grameyer.com.br - vendas@grameyer.com.br


LOGO APRESENTO POR COMPLETO ESTE CAMARADA!

Todas as informações e material contidos nesta postagem e muito mais você encontra no site da GRAMEYER.

DANIEL ALIPIO


7 comentários:

  1. Por favor Daniel , voce sabe me informar mais ou menos o preço deste aparelho e onde posso comprar em Sao Paulo ? É um presente para meu pai ?

    ResponderExcluir
  2. Por favor voce pode me informar o preço é onde eu posso comprar este aparelho em Sao Paulo ? É um presente para o meu pai . Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sim Lucila posso te ajudar a comprar um regulador automático de tensão, mais lembrando que para fazer uso do regulador de tensão seu pai tem que ter um gerador, o preço vai depender do fonecedor e vai varia entre 900,00 R$ a 1600,00 R$ (considerando valores da minha cidade - Maceió/AL), se seu pai tem um gerador você pode solicitar ao fabricante um orçamento, ou tentar nessas empresas que pesquisei no estado de São Paulo: Catell Representações Ltda - Tel: (11) 2203-8171 / (11) 9185-4677, São Paulo (SP), E-mail: nilocattel@yahoo.com.br ou EletroLucas Com. Serv. e Repres. de Equip - Fone: (16)3707-8000, Franca (SP),e-mail: eletrolucas@eletrolucas.com.br, Site - http://eletrolucas.com.br/.
    E se preferir você pode procurar na própria Grameyer no link da postagem ou em algum representante neste enderço: http://www.grameyer.com.br/atendimento.html.
    Bom espero ter ajudado e muito obrigado pelo comentário.
    Daniel Alipio.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por sua gentileza em me responder Daniel , voce me ajudou muito . beijo . Lucila

    ResponderExcluir
  5. Disponha esse é o objetivo do Clube do Eletrotécnico, e em breve teremos mais novidade sobre reguladores de tensão, vire seguidora do blog e receba as novidades.
    Daniel Alipio.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este blog, com vasta informações técnicas de quem realmente conhece da coisa.
    Parabéns ao idealizador, deve ser um profissional de gabarito mesmo !!!!

    ResponderExcluir
  7. Robson Teles obrigado pelo comentário, vire seguidor do blog e receba as novidades do blog.
    Daniel Alipio.

    ResponderExcluir