Sejam Bem-Vindos!!!

“O Clube do Eletrotécnico" é um site de caráter educacional, profissional e pessoal dedicado à Família dos Eletrotécnicos! Apresenta a maior diversidade brasileira de assuntos na àrea técnica com o objetivo de ajudar estudantes, profissionais e amantes da eletricidade. Com a intenção de disponibilizar materiais para execução de trabalhos estudantis, profissionais e pesquisas pessoais na àrea da eletricidade em geral , sobretudo nos “conduz” através do mundo fascinante da eletricidade e da física. E se quiser aprender e compreender a eletricidade faça um curso de eletrotécnica oferecidos pelos CEFET`S (Centro Federal de Educação Tecnológica), as atingas Escolas Técnicas. Aqui em Alagoas o curso técnico de eletrotécnica só é oferecido pelo CEFET-AL da cidade de Maceió, onde é necessária uma inscrição através do site do cefet para participar do processo seletivo. Tendo também curso de Tecnólogo de Produção Elétrica na cidade de Palmeira dos Indios a 135Km de Maceió, que proporciona aos moradores da região oportnidade de formação técnica sem o deslocamento para Maceió.


http://www.cefet-al.br/

Gerador Sincrono WEG - Linha G

Gerador WEG da Linha G foi desenvolvido para atender as condições normais segundo normas IEC34.1 e ABNT 5117. Condições especiais podem ser atendidas de acordo com as ordens de compra. As condições normais são entendidas pelo seguinte:
1. Temperatura ambiente: – 20ºC a + 40ºC;

2. Altitudes até 1000m;

3. Ambiente sem presença de agentes agressivos, como: maresia, produtos químicos, etc;

4. Ambientes de acordo com o grau de proteção do gerador.

Lembrando que quando o gerador não é colocado imediatamente em serviço, deve-se protegê-lo contra umidade, temperatura elevada e sujeiras, evitando assim, que a resistência de isolamento sofra com isso. A resistência de isolamento do enrolamento deve ser medida antes da entrada em serviço. Se o ambiente for muito úmido, é necessário uma verificação periódica durante a armazenagem. As regras seguintes indicam a ordem de grandeza dos valores que podem ser esperados ao utilizar o Meghômetro em máquina limpa e seca, a 40ºC, quando a tensão de ensaio (1000 V) é aplicada durante 1 minuto.

Os geradores WEG da linha G são divididos nos seguintes modelos:

Gerador Modelo GTA com Bobina Auxiliar (padrão)

 Neste modelo o gerador é dotado de bobina auxiliar para alimentação de potência do regulador de tensão, excitatriz principal contituida por: um estator que é alimentado através dos terminais F+ e F- do regulador de tensão, um rotor onde é induzida uma tensão quando suas bobinas cortam o campo do estator e uma ponte retificadora que a sua saída alimenta o rotor principal, no rotor principal é gerado um campo magnético permanente e quando o rotor é girado o campo passa pelas bobinas do estator principal gerando sua tensão de saída conforme fechamento das bobinas.
 
E1 - E2 - E3/4 – Realimentação de tensão

E3/4 - 3 – Alimentação de potência do regulador

F(+) - F(-) – Saída de tensão CC do regulador

E1 - E2 - C0 – Realimentação de tensão


Gerador Modelo GPA com Excitatriz Auxiliar

No modelo GPA é diferenciado por ter uma excitatriz auxiliar para realizar a alimentação de potência do regulador de tensão.
 
E1 - E2 - C0 – Realimentação de tensão

AC1- AC2 - AC3 – Alimentação de potência do regulador

F(+) - F(-) – Saída de tensão CC do regulador


Gerador Modelo GSA sem excitatriz auxiliar e sem bobina auxiliar

Neste modelo a alimentação de potência do regulador de tensão é feita pela saída do gerador, podendo ser usado um transformador para adequar a tensão de saída do gerador a tensão de entrada do regulador de tensão.
 
E1 - E2 - C0 – Realimentação de tensão

AC1- AC2 - AC3 – Alimentação de potência do regulador

F(+) - F(-) – Saída de tensão CC do regulador


Descrição dos componentes:

1- Bobina principal;


2- Bobina auxiliar;
3- Estator principal;

4- Rotor principal;

5- Regulador de tensão;

6- Fusível;

7- Diodos rotativos;

8- Excitatriz principal;

9- Ímã;

10- Excitatriz auxiliar.


Esta potagem contém informações básicas sobre os geradores sincronos linha G da WEG, faça o download do manual do gerador weg no link abaixo e você terá todas as informações do princípio de funcionamento; instalação; manutenção; ajustes no regulador de tensão e etc,

Image Hosted by ImageShack.us

Para maiores informações visitar o site do fabricante:
Clique aqui



WEG Equipamentos Elétricos S.A.
Jaraguá do Sul - SC
Fone (47) 3276-4000 - Fax (47) 3276-4020
São Paulo - SP
Fone (11) 5053-2300 - Fax (11) 5052-4212
motores@weg.net
www.weg.net/br